Ksys – Melhorando a vida das pessoas através do software.

A época mais animada do ano está chegando, e com ela a expectativa dos colaboradores em saber: “Como vai ser o carnaval na minha empresa?”

É muito comum que as organizações proporcionem não só bonificações monetárias aos seus funcionários, mas também que se preocupem em estimulá-los com recompensas experimentais durante a jornada de trabalho.

Por isso, no post de hoje, vamos te inspirar a ver sua empresa como uma Escola de Samba pronta para sair na Avenida e mostrar que todo grande espetáculo envolve planejamento, objetivos e engajamento.

Vamos apresentar também 11 dicas de ações de endomarketing para o carnaval nas empresas.

Separe os confetes e serpentinas e abram alas que eu quero passar…

O que Podemos Aprender com o Carnaval nas Empresas

Quando uma escola de samba passa pela Avenida é quase impossível não se deixar envolver pela música, cores e fantasias. Mas para esse trabalho sair perfeito é preciso de muito esforço, ensaio e engajamento de toda a comunidade para levar esse espetáculo

Uma escola só vai para a avenida se tiver uma história que norteia todo o propósito do desfile. Assim como nas escolas de samba, as empresas também precisam de um enredo para ser a linha mestre de todos os objetivos traçados. Por isso a missão, visão e valores empresariais são o ponto de partida para os negócios.

Com os direcionamentos em mente, o próximo quesito a ser construído em uma empresa é a evolução. Ela avalia a progressão da dança de acordo com o ritmo do samba executado pela bateria. Em uma organização, a velocidade e maneira como se desenvolvem os projetos precisam estar alinhadas com todos, para que o crescimento seja mútuo entre os departamentos. Lembre-se que os setores precisam complementar um ao outro, evitando que apareçam “buracos” e garantindo que todos dancem no mesmo ritmo.

Nos desfiles de escola de samba, a harmonia é caracterizada quando todos entoam a letra em uma única voz, mesmo se acontecerem problemas no carro de som. Assim deve ser em uma empresa!

As equipes precisam estar engajadas para fazer um trabalho que leve a empresa a atingir seus objetivos, independente dos percalços no caminho.

Alegorias e adereços são outros dois pontos avaliados em um desfile de carnaval e que precisam da atenção dentro das empresas. Se preocupar com o ambiente onde se trabalha e a impressão que ele causa nos colaboradores é uma maneira estratégica de despertar o sentimento de pertencimento deles com o local onde eles passam boa parte do dia.

Todos os quesitos citados são imprescindíveis para uma empresa, mas não podemos esquecer de mencionar uma pessoa importantíssima no carnaval. O carnavalesco!

Ele é figura primordial para coordenar os grupos, ensaiar as alas e verificar se tudo está funcionando conforme combinado. Nas empresas, ele é representado pelos líderes e gestores no meio organizacional, são eles que vão guiar cada ação das equipes para garantir nota 10 na performance no mercado de trabalho.

Dicas de Ações de Endomarketing para o Carnaval nas empresas

Agora que você já está inspirado com o carnaval, chegou a hora de aproveitar a data para realizar ações de endomarketing que impactem, incentivem e motivem seus colaboradores de modo divertido e criativo.

Esta pode ser uma ótima oportunidade para aproximar os gestores dos funcionários, além de proporcionar um clima ainda mais saudável dentro da empresa, trazendo como resultado uma equipe mais unida e engajada com os propósitos da organização.

Abaixo, selecionamos algumas dicas de ações que podem ser aplicadas na época de carnaval. Confira!

1. Kit Folia

Que tal montar um Kit Folia para presentear os colaboradores antes da folia? Máscaras, doces, energético, remédios para ressaca ou dor de cabeça, preservativos, confetes e serpentinas… As opções são muitas! Deixe a imaginação fluir e prepare seu time para curtir as festas com moderação e segurança, respeitando o momento atual.

2. Eventos Internos

As comemorações também podem ser feitas através de festinhas dentro da empresa. Uma decoração especial ou comidas típicas de regiões que são conhecidas pelas comemorações nessa época do ano são ótimas opções para os times entrarem no clima de carnaval.

Em 2020, em uma sexta-feira , fizemos uma mesa de doces e salgados e convidamos nossa equipe à prestigiar esse momento

3. Happy Hour

É triste admitir, mas tem gente que não gosta
de carnaval (como assim? :o). Para agradar Gregos e Troianos, que tal promover
um happy hour na empresa pensando naqueles que preferem um rock and roll ao
invés de marchinhas de carnaval?!

4. Folia Solidária

Aproveite a oportunidade para ser um folião
solidário! Outra dica para se fazer no carnaval nas empresas é mobilizar um
grupo de interessados e organizar uma festinha ou arrecadar brindes e alimentos
para serem doados à uma instituição de caridade, asilo, creche ou afins.

A equipe Ksys Sistemas se organizou e foram
doar sangue, uma pequena atitude que salva vidas.

Confira em nosso post:

5.. Avaliação de Desempenho Nota 10

O carnaval geralmente acontece no primeiro trimestre do ano, época que ainda dá tempo de avaliar como foi o ano anterior e os próximos objetivos a serem alcançados.

Se você for da área de RH, que tal realizar as avaliações de desempenho fazendo analogias aos critérios analisados em uma Escola de Samba? Como por exemplo, harmonia, evolução e desenvolvimento.

Desse jeito você pode dar um toque descontraído para uma atividade que irá gerar uma avaliação séria sobre a empresa onde trabalha.

6. Cabine Fotográfica

Uma outra ideia para movimentar os corredores da empresa é instalar uma máquina de fotos instantâneas em um ambiente de comum acesso a todos. Com adereços e fantasias, os colaboradores podem levar pra casa um registro do carnaval organizacional.

Mas se o orçamento estiver curto, você ainda pode montar um mini estúdio improvisado na empresa e disponibilizar as fotos tiradas nas redes sociais, intranet, TV Corporativa ou outro canal de comunicação.

7. Gamificação de Carnaval nas Empresas

gamificação é uma das melhores formas para alcançar o engajamento dos colaboradores! Promova um concurso cultural na sua TV Corporativa com a temática.

Pode ser concurso de melhor fantasia ou melhor marchinha envolvendo as características da empresa. A dica é promover ações que estimulem os funcionários a serem ativos na construção de conteúdo para a TV Corporativa, gerando sensação de pertencimento e importância deles com a empresa.

8. Carnaval Seguro

Já diz o ditado: quem avisa, amigo é! Utilize seu canal de comunicação para ser instrumento de conscientização aos colaboradores. “Se beber não dirija”; “Cuide-se, use mascara ”; “Hidrate-se e passe protetor solar” “não se aglomere” são só alguns exemplos de recados a serem passados na TV Corporativa.

Como exemplo, selecionar uma mídia pronta disponível no ContentStok da Progic e que pode ser usada na sua TV Corporativa.

9. Eu Indico

Usar a TV Corporativa para ser um canal de comunicação entre os próprios funcionários pode ser uma ótima opção para gerar o entrosamento deles com o meio. Abra espaço na sua programação para que os colaboradores criem conteúdo.

Aproveite a oportunidade e peça para que as pessoas divulguem dicas de festas, viagens, restaurantes ou até mesmo séries e filmes para que os outros possam ter idéias do que fazer durante uma folga.

Gostou de alguma das nossas dicas? Então aplique em sua empresa, tire uma foto e nos marque no Instagram @ksyssistemas ou acesse o link https://linkpad.bio/ksys

A Ksys preza por sistemas de qualidade, um suporte impecável pensando sempre em melhorar a vida das pessoas/empresas através de softwares. E nossa equipe não pode ficar de lado.

Fale Conosco
Precisa de ajuda ?
Olá!!
Como podemos ajudar ?
Ksys - Melhorando a vida das pessoas através do software. https://ksys.com.br/2021/02/16/carnaval-nas-empresas-11-acoes-para-se-inspirar Carnaval nas Empresas: 11 Ações para se Inspirar